recurso INSS

Recurso no INSS – Como fazer? O que é necessário?6 min read

Todo trabalhador que é inscrito e contribuinte no Instituto Nacional de Seguro Social tem direito a diversos tipos de benefícios, que vão desde auxílio-doença à aposentadoria. Porém, muitas vezes os processos burocráticos dificultam o acesso aos seus direitos e, nesses casos, é necessário entrar com recurso no INSS.

Quando você solicita um benefício e tem esse pedido recusado, é possível entrar com recursos no INSS para pedir uma análise dessa resposta. Essa é, de fato, uma situação estressante e burocrática. Porém é a melhor opção para quem teve uma solicitação negada.

E isso acontece com muita frequência. Especialmente para quem pede benefícios que exigem pericia, como é o caso de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Como muitas pessoas costumam ter dúvidas sobre como entrar com recurso no INSS, resolvi ajudar a esclarecer as principais dúvidas e dar uma melhor orientação sobre como agir diante dessa situação para revertê-la.

Leia o artigo até o final para tirar todas as suas dúvidas.

Prazo para entrar com recurso no INSS

O primeiro fator ao qual você deve estar atento quando quiser entrar com o recurso é ao prazo. O Instituto Nacional de Seguro Social dá um limite de apenas trinta dias para o cidadão entrar com a apresentação de seu recurso e fazer a contestação.

Esse tempo é contado a partir do momento em que você passa a ter conhecimento da resposta que foi dada à solicitação.

Portanto, não há muito tempo para perder. Se você quiser reverter a situação e não está contente com o resultado final de da sua solicitação, é  importante já encontrar com o recurso.

Como entrar com o recurso no INSS

Há duas formas de fazer isso: uma através da internet e a outra através de uma agência do INSS.

Para consultar pela internet, basta seguir nosso guia completo a seguir.

A outra é procurar a agência do INSS mais perto da sua casa e se dirigir pessoalmente para ingressar com o pedido de recurso administrativo junto ao órgão.

Recurso INSS pela Internet

Recurso no INSS pela internet

Pela internet é muito mais prático e simples.

Você precisa acessar o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br) e se cadastrar nele. Caso você já tenha realizado o seu cadastro antes, basta usar o seu login, com o CPF e a senha gerada.

Para saber o guia passo-a-passo para consultar no Meu INSS, basta clicar no nosso guia completo.

Também é possível baixar o aplicativo Meu INSS no seu smartphone e te acesso a todas as funções que estão disponíveis no site. Uma alternativa muito mais prática para facilitar esses processos.

O cadastro no site/aplicativo é muito simples, mas você deve fornecer diversos dados que comprovem a sua identidade e responder a todos os formulários adequadamente.

Feito seu login, você irá acessar a função “Agendamentos/Requerimentos” e na barra de pesquisa digite “recurso”. Aparecerá a opção de atendimento à distância e é nela que você deverá clicar em seguida.

A partir daí é só preencher os espaços com as informações solicitadas e enviar os dados. Então, você já terá realizado o seu recurso e poderá acompanhar todo esse processo através do site ou aplicativo Meu INSS, na mesma função de “Agendamentos/Requerimentos”.

O processo é muito parecido com consultar seu benefício no INSS.

Recurso no INSS presencialmente

A segunda opção é agendando uma data e horário para que você possa comparecer em uma agência do Instituo Nacional de Seguro Social, o INSS.

Para isso você precisará acessar o site Meu INSS (podendo realizar isso também pelo aplicativo, caso escolha baixar no celular). Porém, não precisa ter um cadastro no site para realizar o agendamento presencial.

Acessando o site/aplicativo, você clicará na função “Novo Requerimento”, abrindo a barra de pesquisa basta digitar por “recurso” e selecionar a melhor opção para o que deseja.

Então, será agendado para você um dia e horário, no qual você deve ir com os documentos solicitados para o recurso no INSS. Esses são:

  • Documento de Identificação com foto;
  • CPF;
  • Documento de contestação, assinado, em que você explica legalmente os motivos pelos quais discorda da decisão do INSS.

Além disso, você ainda pode levar outros documentos que julgue ser importantes. Isso pode variar de acordo com o tipo de beneficio que você está tentando solicitar.

Por exemplo, se você está tentando contestar a recusa à aposentadoria, pode levar um documento de simulação de tempo de contribuição (que também pode ser adquirido no site Meu INSS).

Andamento do processo

Clicando aqui você pode acompanhar todo o andamento do seu processo de recurso no INSS, através da consulta processual.

Diferente da sua Carta de Concessão, é necessário acompanhar o seu pedido de forma online ou se dirigindo até o posto da Previdência Social mais perto de você.

Procure um advogado

Buscando a ajuda de um advogado

Para entrar com recurso no INSS não é necessário ter um advogado. Porém, há muitos casos em que os recursos do INSS são negados.

Se isso acontecer com você, tenha em mente que não precisa desistir do seu benefício. Você pode ainda buscar a ajuda de um advogado para ingressar com o recurso administrativo.

Aliás, nem mesmo precisa esperar a negação do recurso no INSS. Antes disso você já pode entrar em contato com um bom advogado da área previdenciária, mesmo que não seja necessário, pode ser útil para que você obtenha esclarecimentos mais específicos.

Um bom advogado, que tenha experiência, saberá como lidar com o seu processo e terá noção do que deve ser feito para que você possa receber no final o seu beneficio.

Além disso, é uma ajuda para você não ter que ficar se preocupando tanto com os processos burocráticos. Afinal, ele saberá o que está fazendo. Você evitará o estresse e poupará muito mais tempo tendo um profissional especialista cuidando desse processo.

No final de tudo, as chances de você conseguir obter seu benefício e ainda receber os valores retroativos são muito altas quando você está com um advogado especialista em sua causa.

Espero que esse artigo tenha esclarecido as suas principais dúvidas sobre o recurso no INSS e como você pode fazer a sua contestação. Caso tenha algum questionamento não esclarecido, pode entrar em contato e deixar aqui seu comentário. Tentaremos lhe ajudar o mais rápido possível.

Além disso, você também pode ligar para a Central de Atendimento do Instituto Nacional de Seguro Social no número 135 e obter maiores esclarecimentos sobre seu recurso no INSS e outros assuntos relacionado aos benefícios do INSS.