benefícios do INSS

Como consultar o benefício INSS8 min read

Saber como consultar o benefício INSS é sempre muito importante. Através dessa consulta, você pode estar sempre de olho em qual é seu saldo. E assim pode fazer um empréstimo consignado ou então declarar o imposto de renda. Independente do motivo, você tem o direito de poder verificar seus benefícios e contribuições junto ao INSS que te assegura da aposentadoria, do seguro desemprego, além de diversos tipos de auxilio, como de acidente e de doença, entre tantos outros benefícios. Aprender como consultar o seu benefício pela internet é importante para que todo aquele que seja contribuinte. E vamos te ensinar como você pode fazer isso, com nosso guia completo!
É importante que leia o artigo até o final, para evitar complicações na hora do procedimento!
ATENÇÃO: Este procedimento são para os segurados que querem acompanhar o pedido de benefício do INSS! Caso você já esteja esperando o documento, você deve consultar sua carta de concessão.

Como consultar o benefício INSS pelo site

Para realizar o procedimento é bem simples. Basta seguir nosso guia passo-a-passo. Lembre-se de conferir se todos os seus dados foram inseridos corretamente.
  1. Primeiro passo é acessar o site https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-situacao-de-beneficio/
  2. Em seguida deve-se clicar em “Acompanhar pedido”, conforme a seta da imagem abaixo.
  3. site do INSS
  4. Como exceção, na hora de acompanhar o seu pedido junto à Previdência Social, é possível consultar sem fazer o cadastro ou login no sistema do Meu INSS.
  5. Basta inserir seus dados de Nome, CPF e Data de Nascimento e clicar em “Continuar sem login”
  6. consultar benefício
  7. PRONTO! O resultado do seu pedido de benefício será descrito na tela a seguir.
Se ficou qualquer dúvida, você pode ligar 135 e falar diretamente com um atendente, ou se dirigir pessoalmente ao posto do INSS na sua cidade. Também podemos ajudar, basta você deixar um comentário no final da página que nossa equipe responderá o mais breve possível.

Faça sua consulta INSS pelo CPF

Como descrito acima, é totalmente possível que o segurado da Previdência Social consulte seu benefício usando apenas o seu CPF. Para tanto, basta seguir exatamente o mesmo procedimento descrito no parágrafo anterior. Porém, ainda é necessário o nome completo e a data de nascimento da pessoa que deseja consultar por este modo. Para entrar diretamente no site para consulta: https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/

Consulta INSS: Principais resultados do pedido

Após consultar o benefício do INSS, o segurado normalmente se encontra em dúvidas por não entender o que cada um dos possíveis resultados significa. Vamos analisar um por um:
  • Benefício concedido: O melhor resultado. Significa que o seu pedido junto ao INSS foi aceito e em breve será depositado o valor informado em sua conta. Você pode esperar sua carta de concessão pelo correio, ou tirar ele online.
  • Benefício habilitado: Significa que o seu pedido está sendo analisado, normalmente é a etapa mais demorada, que fica entre 15 à 45 dias, dependendo da lotação do órgão.
  • Benefício indeferido: Neste caso o seu pedido foi negado. Ainda é possível que se entre com um recurso no INSS administrativo junto à Previdência Social, o recomendado é que já se tenha um advogado especialista neste momento, visto que será a ultima tentativa antes de ter que judicializar o processo.
  • Dados divergentes: Neste caso significa que há algum tipo de diferença entre os dados cadastrados no INSS e os que foram colocados na hora de pedir o seu benefício INSS.
Estes são os resultados mais comuns na hora do resultado. Caso o seu pedido tenha sido indeferido, não se desespere, ainda há grandes chances de seu pedido ser revertido, seja por pedido administrativo ou judicial. A recomendação é que sempre seja feito acompanhado de um advogado previdenciarista. OBS: Se você deseja tirar sua carta de concessão online, é outro procedimento. principais dificuldades

Dificuldades na hora de realizar o procedimento

Infelizmente, como todo leitor do Aposentadoria.org sabe, todo procedimento feito junto ao INSS, principalmente o de consultar o seu benefício, pode aparecer inúmeros problemas. Mas não se preocupe, vamos separar os principais deles, e como resolver!
  1. O Site não entra: Um dos problemas mais comuns na hora de consultar o resultado do seu pedido de benefício é de simplesmente o site do INSS não entrar. Caso isso ocorra, tente novamente em outro computador (evite o celular). Se o problema persistir, tente novamente em outro horário.
  2. O INSS diz que meus dados estão incorretos: Neste caso é importante que se verifique todos os seus dados, o menor erro de escrita pode acontecer este problema. Se mesmo assim continuar acontecendo, significa que algum dos seus dados estão incorretos no servidor da Previdência Social, neste caso deve-se ir urgentemente até o posto de atendimento para corrigir os seus dados.
Caso você tenha dificuldades em acessar o site, você pode também fazer uma ligação para 135, a Central de Atendimento do INSS. Ao pedir para falar com um atendente, você pode explicar o que deseja saber e ele lhe ajudará a consultar o serviço que você deseja. Se você realizar a ligação de um telefone fixo, ela será gratuita. Porém, através do celular o vai ser cobrado o valor referente a uma ligação local. Outra dica importante é evitar ligar em horário comercial, quando tem muito mais pessoas ligando para pedir informações ou necessitando de serviços.

Como fazer o login no site Meu INSS

Caso você não consiga fazer a consulta do seu benefício do INSS sem senha, é necessário criar uma. O site do INSS é bastante dinâmico e muito prático de navegar. E é possível que você escolha com facilidade o serviço que deseja, basta selecionar do lado esquerdo do menu qual serviço deseja consultar. Por exemplo, se você quer simular o tempo de contribuição do INSS, é possível através de uma das funções disponíveis. Para esse serviço, você não precisa nem mesmo fazer o login no site. Caso você já tenha realizado o cadastro no site, é possível acessar sua conta e ter acesso a todos esses serviços online através apenas do seu CPF e a senha, que foi gerada automaticamente após o cadastro. Essa senha é provisória e você deve alterar por uma senha definitiva depois de ter realizado o seu cadastro.

Essa mesma senha pode ter sido dada a você também através dos bancos autorizados:

  • Bradesco;
  • Banco do Brasil ;
  • Barinsul;
  • Itaú;
  • Mercantil;
  • Santander;
Cada banco tem a sua forma diferente para você poder ter acesso a sua senha (Código NAI). A maioria deles você pode ter acesso através do site, que oferece o serviço de você conseguir obter a sua senha INSS. Essa senha fornecida pelos bancos também é uma senha provisória, que deve ser trocada depois de ter finalizado o seu cadastro. No Banco também é possível consultar o seu CNIS.

Os critérios para uma senha definitiva são:

  • Letras maiúsculas e minúsculas, na mesma senha;
  • Na senha deve conter números;
  • No mínimo, a senha teve ter 9 caracteres.
Esses são fatores que devem ser lembrados, especialmente se você esqueceu a sua senha. Normalmente, em acesso a sites raramente é pedido o critério de letras maiúsculas e minúsculas. Então, caso você tenha tentado a sua senha e não tenha conseguido o acesso ao site, confira se colocou as letras maiúsculas e minúsculas, como fez durante a mudança para a senha definitiva do site.

O aplicativo para consultar o benefício INSS pelo celular

Se você for pedir um requerimento e vai precisar estar sempre atento às novidades, é muito mais prático baixar o aplicativo Saiba seus Direitos, que foi desenvolvido pela nossa equipe para tornar suas consultas mais simples e práticas. No aplicativo, você encontra as mesmas funções do site, possibilitando que você consulte diversos extratos, como o previdenciário, de pagamento de benefício, de imposto de renda, de empréstimo consignado. Além disso, o aplicativo tem diversas outras funções importantes. Como por exemplo, agendar uma perícia médica. E, depois, conferir o resultado da perícia. Assim, com apenas alguns cliques, você pode baixar o aplicativo no seu celular e tem a possibilidade de consultar o benefício INSS sempre que precisar.

Conclusão

A consulta do benefício INSS é muito importante para todo contribuinte. Com a internet ou através das ligações para 135, você pode evitar perder tempo em agências e também não precisará se desgastar com toda a burocracia. Através de alguns cliques no celular, você pode conferir os serviços, pedir requerimentos, acompanhar pedidos e conferir os resultados. Tudo de uma forma muito simples e prática. O melhor de tudo é que o site é do governo mesmo, portanto, é seguro e você pode acessar sem medo. Espero que esse artigo tenha lhe ajudado e esclarecido as suas dúvidas sobre como consultar o benefício do INSS e ter acesso às informações de todos seus direitos. Caso algo não tenha ficado claro ou você deseje outra informação, pode deixar aqui um comentário! Teremos o prazer em te ajudar! Aproveite e compartilhe esse conteúdo com outras pessoas que têm a mesma dúvida sobre como fazer a consulta INSS. Pode ser muito útil para elas!