cnis

CNIS – Consulte seu Extrato previdenciário do INSS

Aprender a consultar o CNIS, seu Cadastro Nacional de Informações Sociais, é extremamente importante para todo trabalhador.

Você pode acessar de forma simples, rápida e prática todas as principais informações e dados sobre a sua situação trabalhista.

É no CNIS que conta o histórico de todos os trabalhadores brasileiros.

Nesse banco de dados é possível encontrar diversas informações tanto sobre o seu trabalho atual, como os anteriores, é um guia completo de todos os dados do segurado da Previdência Social.

É nele que se pode ter acesso ao nome do empregador, o período trabalhado e até mesmo a sua remuneração em cada trabalho realizado, além de confirmar todas as contribuições que o trabalhador tenha feito, além de acesso a outros benefícios que foram recebidos.

Todos os inscritos no Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, podem ter acesso ao CNIS de forma muito simples e prática e, assim, conseguem consultar e obter o seu extrato previdenciário sempre que desejarem.

Esse extrato muitas vezes pode ser exigido para comprovar de algum benefício, além de comprovar todo o histórico do trabalhador.

Para conferir o seu extrato previdenciário é muito simples e você pode fazer isso em casa, sem precisar ir até uma agencia do INSS.

Como? Vou te explicar nos tópicos a seguir.

IMPORTANTE

Leia o artigo até o final para evitar erros na hora de consultar seu extrato.

Emitir o CNIS – Extrato previdenciário na internet

É possível conferir seu CNIS de diferentes formas, a mais prática delas é pela internet.

Muitas pessoas tem medo de acessar esses tipos de informações online, porém essas duas formas são muito seguras e recomendadas pelo site oficial do Instituto Nacional de Seguro Social.

Acessar o extrato previdenciário online (e obter outros dados, documentos e informações) é muito mais pratico e vantajoso, tanto para você, quando para as agências do INSS, que economizam tempo e, consequentemente, dinheiro.

Por isso, o Governo desenvolveu um site e um aplicativo chamado Meu INSS, onde você pode ter acesso a diversas funções, documentos, dados e informações sem precisar perder tempo em agências do INSS, nem enfrentar filas e processos burocráticos que se tornam desnecessários.

O processo se tornou bem mais fácil, prático e rápido.

O que você precisa fazer? Te explico a seguir.

app meu inss

Através do site/aplicativo Meu INSS

A primeira forma de obter o seu extrato previdenciário é acessando ao site ou então baixando o aplicativo Meu INSS.

Acesse o site: https://meu.inss.gov.br/central ou então baixe diretamente o aplicativo em seu smartphone, disponível para Android e iOS.

Existem algumas funções no site que é possível você acessar sem precisar de um cadastro, como agendar uma perícia medica ou realizar uma simulação de tempo de contribuição. Mas esse não é o caso do extrato previdenciário.

Por isso, é necessário você se cadastrar no Meu INSS. Lembrando que isso funciona de uma maneira segura e esse é o site é oficial do Governo Brasileiro.

Para realizar o cadastro você precisa preencher alguns formulários com as informações pedidas. Porém, tudo isso funciona de uma maneira muito simples e prática, então não precisa se preocupar.

Para saber o passo-a-passo completo, veja nosso guia completo.

Após feito o seu cadastro, você realizará o login e então terá acesso a todas as funções oferecidas no Meu INSS, entre elas o acesso ao Cadastro Nacional de Informações Sociais e seu extrato previdenciário.

Você clicará na função “Extrato Previdenciário (CNIS)”, que é a terceira opção oferecida pelo site. Então, é só você emitir o documento em seu celular ou computador.

Neste mesmo portal, também é possível consultar seu benefício do INSS.

Extrato CNIS

Através do Banco do Brasil ou na Caixa Econômica

Existe uma segunda forma de você ter acesso ao CNIS e emitir o Extrato Previdenciário através da internet. Já pelo bando é uma opção disponível apenas para quem é correntista ou no Branco do Brasil ou na Caixa Econômica.

Para isso você deve acessar o site do seu banco. Um dos serviços oferecidos por ambos os bancos é receber o seu Extrato Previdenciário. No Banco do Brasil o nome é diferente e você deve acessar a opção “Previdência Social” para conseguir emitir o documento.

Além disso, é possível também que você consiga ter acesso ao documento no caixa eletrônico do seu banco, presencialmente.

Para mais informações, é preciso que você entre em contato diretamente com seu banco caso não encontre a opção.

Emitir o CNIS em uma agência do INSS

Se você ainda assim preferir emitir o Extrato Previdenciário de forma presencial em uma agência do Instituto Nacional de Seguro Social, também é possível.

Mas, para isso, você também precisará acessar ao site Meu INSS. Porém, nesse caso não precisa ter um cadastro no site.

Você acessa novamente o portal do INSS e clica na opção “Novo Requerimento”.

Em seguida aparecerá uma barra de pesquisa e você deve escrever “Extrato CNIS”. Nas opções de resultado, clique no serviço que você deseja obter.

Assim, será agendado um dia e horário para você comparecer a uma agência do INSS.

Você precisa ter em mãos os seguintes documentos para poder ser atendido e conseguir ter acesso ao CNIS:

  • Documento de identificação com foto;
  • Número do CPF;
  • Em casos de representante, é necessário um documento oficial de procuração ou termo de representação legal, além de ter os documentos anteriores do representante e procurador.
duvidas ligue 135

Ligue para 135

Você também pode ligar para 135, que é a Central de Atendimento do INSS, para obter mais informações e ajuda.

Por lá não é possível consultar seu CNIS, porém o atendente está treinado para tirar qualquer dúvida que o segurado possua na hora de consultar o seu extrato.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o CNIS e como você pode emitir o seu extrato previdenciário, deixe um comentário aqui no site e buscaremos te ajudar o mais rápido possível.

Espero que essas informações tenham te ajudado. Não deixe de compartilhar esse link no seu grupo de amigos e nas suas redes sociais, para que possa ser útil para outras pessoas também.

Leia também: Como consultar sua Carta de Concessão.