carta de concessão

Consulte sua Carta de Concessão do INSS

Todo segurado da Previdência Social que vai ao órgão do INSS para requerer qualquer tipo de benefício já conhece um documento chamado Carta de Concessão.

Ele é a carta enviado pelo órgão para dizer ao trabalhador se ele teve ou não direito ao seu benefício, e normalmente demora entre 30 á 45 dias. 

Em pleno era da tecnologia, não tem sentido esperar tanto tempo assim, por isso agora é possível que o segurado verifique de forma totalmente online se seu benefício foi ou não aprovado, seguindo apenas alguns passos.

Se você deseja aprender como consultar seu documento, tirar todas as dúvidas sobre o procedimento ou deseja saber mais sobre o assunto, basta continuar lendo nosso artigo  do aposentadoria.org com atenção!

Como consultar a Carta de Concessão INSS

Para consultar se seu benefício foi ou não aprovado e tirar sua Carta de Concessão, basta seguir os seguintes passos:

  1. Entre no site do INSS: https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/
  2. Clique no lado esquerdo do site em Carta de Concessão.
documento do INSS
Basta clicar onde a seta preta marca.
  • Ao clicar, irá surgir no meio da tela um botão grande escrito “FAZER LOGIN”. Clique nele.
  • Se você já tem cadastro no Meu INSS, basta inserir seu CPF e sua senha e clicar em “ENTRAR”. Caso contrário, continue seguindo os passos a seguir.
  • Para se cadastrar no sistema e tirar sua Carta de Concessão, você deve Clicar em “CADASTRE-SE”, conforme a imagem abaixo.cadastrar-inss
  • Será disponibilizado 03 formas de se cadastrar, a primeira em azul se refere ao cadastro online do segurado.
  • Após clicar novamente em Cadastre-se, será pedido todos os seus dados, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone e outros. Lembre-se de conferir cuidadosamente para ter certeza que todos estão corretos, caso contrário pode dar problema depois.Carta de Concessão do INSS
  • O ultimo passo será responder uma série de perguntas sobre seus benefícios, como por exemplo em qual empresa você trabalhava no ano de 2015. Estas perguntas servem para ter certeza que é realmente a pessoa que está tentando se cadastrar.
  • Tenha cuidado e responda todas corretamente, caso contrário você terá que ligar 135 ou ir pessoalmente ao posto do INSS para tirar sua carta de concessão.
  • Será gerado uma senha temporária. Anote esta senha e volte para a primeira página do Meu INSS, clique novamente em carta de concessão, em FAZER LOGIN e insira esta senha que foi dado.
  • Neste primeiro acesso será pedido para gerar uma nova senha, coloque uma senha e tenha certeza de guardar em local seguro.
  • PRONTO! Agora você já pode verificar sua carta de concessão, nele haverá se o pedido foi ou não deferido (o que significa que foi concedido) ou se foi indeferido (o que significa que foi negado).
  • Caso tenha ficado qualquer dúvida, você sempre por ir diretamente ao posto de atendimento ou ligar 135 e falar com uma atendente do INSS. Lembre-se de dizer que não deseja esperar sua carta de concessão e quer verificar online.

    OBS: Se você deseja verificar seu benefício do INSS, clique neste link.

    O que tem na Carta de Concessão do INSS?

    memorial de cálculo do INSS
    A parte preta foi borrada para proteger o dono do documento.

    Também conhecida como Memorial de Cálculo do Benefício, o documento chegará conforme a imagem abaixo, descrevendo para o segurado qual o benefício requerido, se o mesmo foi concedido ou indeferido e qual o valor que o mesmo irá receber.

    No mesmo documento também mostra a vigência do documento, demonstrando quando o trabalhador começara a receber o valor e algumas informações a mais, como por exemplo a necessidade do mesmo conferir se seu endereço e nome estão inseridos corretamente, para evitar que seja proibido de retirar o valor no banco por algum tipo de divergência no nome.

    É importante destacar que o segurado pode imprimir sua Carta de Concessão do INSS online e levar diretamente ao Banco.

    Fique atento que é comum os funcionários não terem conhecimento desta possibilidade, caso isso aconteça, mantenha a paciência, peça para chamar o gerente e exija que seu dinheiro seja retirado, visto que é um direito seu.

    Dificuldades ao tirar seu documento ONLINE

    Infelizmente é bastante comum que o trabalhador encontre inúmeras dificuldades na hora de tirar sua carta de concessão do INSS online.

    Principalmente porque o site da Previdência Social tem pouco ou nenhum tipo de ajuda para quem tenta realizar o procedimento pela primeira vez, gerando inúmeras perguntas para o segurado.

    Mas não é motivo para preocupação, nós do aposentadoria.org separamos os principais problemas encontrados na hora de tirar o seu documento e vamos ajudar você a resolver todos.

    1. O site do INSS não entra:

    Caso na hora que você esteja entrando, o mesmo pode se encontrar fora do ar ou em manutenção.

    Para ter certeza o ideal é que você tente entrar no site para conferir sua carta de concessão em outro computador.

    Evite usar o celular.

    Se mesmo assim o problema persistir, tente novamente em outro horário, neste caso o site está fora do ar e não há nada que possa ser feito no momento.

    2. Não consigo criar minha senha

    Caso você tenha problema na hora de criar sua senha, provavelmente porque você respondeu alguma pergunta sobre seus benefícios e contribuições de forma errada, você não conseguirá gerar a senha para conferir sua carta de concessão..

    Nesse caso você tem algumas opções:

    • Ligar 135 e gerar sua senha pelo telefone com um atendente
    • Ir diretamente no Posto do INSS para gerar sua senha e/ou conferir sua carta de concessão pessoalmente
    • Ir até algum banco e realizar o cadastro na boca do caixa.
    • Ir até a Previdência Social

    3. Não entendo o que está escrito na carta

    É muito comum o trabalhador não entender o que está escrito no documento.

    Se este é o seu caso, veja os 03 principais resultados:

    • Concedido: Se a carta de concessão aparece este resultado, significa que seu pedido de benefício foi aprovado e em breve será depositado o dinheiro no banco.
    • Indeferido: Este é o resultado que você não quer ver. Significa que seu pedido foi negado perante o INSS. O que pode ser feito agora é procurar um advogado ou ingressar só em um recurso administrativo.
    • Habilitado: O seu pedido foi recebido e está sendo analisado. Esta é a parte mais demorada, que tem o prazo entre 15 à 45 dias, dependendo da capacidade do órgão.

    Espero que você tenha conseguido resolver e consultar seu documento do INSS. Também fizemos um vídeo sobre o assunto para você.

    Caso tenha ficado qualquer dúvida, fique a vontade de deixar seu comentário ou enviar um e-mail para gente.