aposentadoria por idade

Aposentadoria por idade6 min read

Atualmente todo cidadão que comprova ter feito 180 contribuições e ter a idade mínima requerida, tem o direito ao beneficio da aposentadoria por idade.

Porém, é comum muitas pessoas terem dúvidas sobre como podem solicitar o beneficio, se há exceções, qual a documentação necessária, como ocorre o processo e outras questões que são sempre levantadas e pouco explicadas pelo INSS.

Para te ajudar, resolvi esclarecer as principais dúvidas e também orientar você de como pode receber o seu beneficio – caso esteja dentro dos critérios solicitados para poder ser beneficiada com a aposentadoria por idade.

O que precisa para receber a aposentadoria por idade

Destaca-se que a aposentadoria por idade é bastante diferente da aposentadoria por tempo de contribuição ou por invalidez.

Atualmente há algumas formas diferentes pelas quais você pode ser beneficiado com a aposentadoria. Entre elas está o tempo de contribuição e casos de invalidez.

Porém, muitas pessoas optam por se aposentarem pelo limite da idade. Especialmente no caso das pessoas que não contribuem desde muito novas e que já atingiram a idade mínima para poder solicitar o beneficio sem precisar cumprir o tempo de contribuição exigido para os casos em que o beneficio é aprovado pro esse critério.

Porém, para conseguir se aposentar com a idade mínima ainda é necessário que você tenha também um tempo mínimo de contribuição no INSS.

Logo, o primeiro critério para você receber a aposentadoria por idade é ter realizado 180 contribuições. Ao total, o resultado é de 15 anos de contribuição no INSS.

E o segundo critério para ser beneficiado é ter a idade mínima. No caso das mulheres, são 60 anos de idade. E para os homens é necessário ter, no mínimo, 65 anos.

Esses são os únicos critérios exigidos para quem deseja receber a aposentadoria por idade. Porém, essas exigências são apenas para trabalhadores de zona urbana.

trabalhadores zona rural
Créditos: Aposentadoria.org – Pexels.com

Aposentadoria por idade para trabalhadores de zona rural

No caso de trabalhadores da zona rural, a idade muda.

Ainda é necessário que o critério mínimo de 180 contribuições. Mas as mulheres podem se aposentar a partir dos 55 anos, enquanto os homens têm direito ao beneficio a partir dos 60 anos.

Os que se encaixam para segurados especiais (ou seja, trabalhadores rurais) são quem trabalha com agricultura familiar, pescaria artesanal ou então os indígenas.

Para poder solicitar o beneficio como segurado especial e ter direito a redução de cinco anos na aposentadoria por idade é importante que o trabalhador esteja exercendo as atividades que o configurem como segurado especial no momento da solicitação do benefício.

Como solicitar a aposentadoria por idade

Para fazer a solicitação do seu benefício é muito mais prático. Não é necessário que você vá até uma agência do INSS para realizar ao agendamento.

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tem o site www.meu.inss.gov.br, onde você deve acessar para poder solicitar o benefício.

É uma forma muito simples, pois você pode fazer em casa através de seu computador ou até mesmo pelo celular. Fica mais simples especialmente porque agora o INSS tem o aplicativo “Meu INSS” em que você pode baixar em aparelhos Android ou iOS e ter acesso a diversas funções, como:

  • Solicitação de beneficio;
  • Extrato previdenciário;
  • Agendamento de perícia;
  • Simulação de tempo de contribuição;
  • Entre outros.

Tanto o site quanto o aplicativo são muito intuitivos, o que acaba sendo muito simples o acesso as principais funções.

Você pode saber mais sobre O Meu INSS no nosso guia completo.

O que fazer após o acesso ao site?

O primeiro passo vai ser se cadastrar no site, caso não tenha feito isso antes.

O cadastro é muito simples, mas é necessário que você dê as informações pessoais, como seu número de CPF, data de nascimento, seu nome completo e o nome de sua mãe.

Ao finalizar todo o cadastro, preenchendo corretamente todos os campos dos formulários, você pode realizar o login no site. Então, clique na função “Aposentadoria por Idade Urbana”, se esse for o caso.

Então, você poderá fazer a solicitação do seu benefício e a partir daí a sua solicitação pode ser aprovada ou negada. E pode ser que você nem mesmo precise ir até uma agência física para isso.

Porém, há alguns casos em que é necessário que o segurado compareça a uma agência do INSS para realizar a comprovação de que tem direito ao beneficio.

Nesses casos é importante que o segurado leve os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto;
  • Número do CPF;
  • Documentos comprobatórios dos tempos de contribuição, tais como CTPS, CTC e etc.;

Você ainda pode adicionar outros documentos que julgue importante ou que possa te ajudar nesse processo burocrático, como, por exemplo, uma simulação do tempo de contribuição.

Depois basta consultar seu benefício de forma online.

segurado especial
Créditos: Aposentadoria.org – Pexels.com

Solicitação de aposentadoria por idade para segurado especial

Caso você seja um trabalhador rural, o processo é semelhante. Você precisa acessar o site do Meu INSS, fazer o seu cadastro e em seguida o login.

Porém, em vez de clicar em “Aposentadoria por Idade Urbana”, você clicará em “Novo Requerimento”, pesquisará por “aposentadoria” e então selecionará a opção desejada para solicitar o benefício.

Será agendado um dia e horário em uma agência do INSS. Você deve comparecer com todos os documentos solicitados.

Nesta página do site do INSS, você pode conferir a relação oficial de todos os documentos importantes que podem ser solicitados para que o trabalhador rural comprove seu direito como segurado especial na solicitação do benefício da aposentadoria.

Caso aconteça algum contratempo com a sua solicitação de aposentadoria por idade, é importante que você entre em contato com um advogado especialista dessa área para que ele possa te ajudar nesse processo e te aconselhar adequadamente sobre o que deve ser feito a seguir.

De todo modo, atualmente é muito mais simples conseguir a solicitação desses benefícios. Tendo em vista que tudo que você precisa é preencher os critérios mínimos exigidos e acessar ao site Meu INSS para realizar sua solicitação.

Caso você tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário. Além disso, o próprio INSS tem uma Central de Atendimento e você pode ligar para 135, de segunda a sábado, das 7 às 23h para esclarecer dúvidas.